quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Saiba Por que Deus Condensa Nossa Vida de Alegrias e Tristezas?


Assim como o prazer não é a ausência de dor e o bem-estar não a ausência de mal-estar, felicidade não é simplesmente a ausência de inficidade. Possuímos no cérebro uma série de estruturas responsáveis por provocar ativamente o bem-estar, o prazere a felicidade.
Porque não dizer que como resultado, felicidade tem até sua “assinatura cerebral”.

A felicidade não é simplesmente uma bênção, obra do destino, fruto do acaso ou de circunstâncias externas: é conquista. Aristóteles já considerava que “felicidade é consequência de uma atitude”, algo que chega àquele que sabe fazer sempre o melhor possível de acordo com suas possibilidades e as oportunidades que a vida lhe oferece.

uma vez que o cérebro constata que suas ações estão dando certo a felicidade se espalha pelo corpo. O prazer de um trabalho, do toque de quem se ama, de um presente inesperado ou de uma anedóta engraçada se manifesta conforme a frenquência cardíaca se acelera, a temperatura do corpo aumenta ligeiramente, a pele se umedece, a musculatura relaxa. O sorriso, expressão mais evidente do bem-estar, aparece imediatamente. A felicidade nos mantém no bom caminho.

Claro felicidade gera felicidade, pois é bem mais fácil buscá-la na vida quando já se tem resultados positivos que geram expectativas e atitudes positivas — que, por sua vez, aumentam as chances de novos resultados positivos, em um círculo virtuoso dos melhores. Mas não é razoável, muito menos saudável, esperar que  a felicidade seja um estado permanente: o bem-estar não significa estar feliz o tempo todo, e sim ter saúde mental (e física) para ficar feliz quando for apropriado ficar feliz, e triste quando for o caso de ficar triste.

Existe justamente uma condição médica que leva à felicidade em excesso: uma sensação constante de satisfação consigo mesmo, de bem-estar, de poder a toda prova, mesmo quando não há razão para isso. Ainda esse estado venha Soar como uma bênção, mas não é. A felicidade fora de hora, sem justificativa, destrói a vida aos poucos enquanto sua vítima continua sorrindo: é a mania, um transtorno que envolve um excesso de atividade do sistema de recompensa do cérebro. E aqui se coloca a questão médica: se a pessoa se sente tão bem, qual o problema?

Não é a exuberância do maníaco, a energia inesgotável, a satisfação com poucas horas de sono por dia. O problema da mania não são esses sinais e sim suas consequências, primeiro para quem vive com a pessoa permanentemente feliz (pois é duro conviver com alguém que nunca está errado), mas logo também para a própria vítima da felicidade exagerada. As amizades sofrem, os relacionamentos pessoais se quebram, o emprego corre perigo por causa de decisões incompatíveis com a realidade, a conta no banco míngua. O mundo do maníaco desmorona e ele caminha rumo ao buraco, que inclui delírios místicos e de grandeza quando o transtorno se agrava — mas ele continua achando tudo ótimo.

Antes a mania era considerada apenas a outra face da depressão no transtorno bipolar; todavia, a mania hoje começa a ser reconhecida como um transtorno puro, mais comum do que se pensava, atingindo cerca de 10% das pessoas na forma de transtorno bipolar, e talvez até 3% em sua forma pura, sem depressão. Por graça divina, mania tem remédio — ainda que a pessoa em estado maníaco se sinta ótima e, portanto, ache que o problema está em quem deseja “curá-la de sua felicidade”- Felicidade na hora certa.   Rm 5.3-5

Pr. Marcelo da Costa

7 comentários:

  1. Graça e Paz Pastor Marcelo Costa,

    Quanto a felicidade, entendo que ela depende muito do que se tem em mente. Quanto maiores são os meus desejos, mais longe da felicidade eu me encontro. Se me contento com o pouco e aprendo a ser grato por tudo, vivo contente e feliz. A felicidade deve estar diante de mim, nas coisas que eu tenho e que Deus já me beneficiou. Isso só é possível a quem procura desenvolver um espírito de gratidão. Tendo isto como estilo de vida, não quer dizer que viveremos miseravelmente sem esperança quanto ao futuro ou expectativa de crescimento. Deus nos dotou de um espírito de conquista e gostaria que você acompanhasse essa linha de pensamento junto comigo na última postagem do blog Rabiscos, onde segue o link logo abaixo.

    Um grande abraço!

    Rabiscos: http://saulegoedert.blogspot.com/2011/09/presbitero-saule-luiz-pinheiro-goedert.html

    ResponderExcluir
  2. Prezado amigo Pb. Saule, sua participação aqui é sempre bem vinda e nos deixa imensamente alegre.

    Um forte abraço!

    Pr. Marcelo Da Costa

    ResponderExcluir
  3. abordagem interessante sobre o tema, porque sabemos que tem pessoa que sofrem muito tentando correr atras desta tal felicidade que o mundo vive pregando e como bem sabemos nem sempre isso é real e tudo isso gera muitas manias mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Paz Do Senhor Pr. Marcelo que Deus continue a lhe usar para falar conosco com reflexões tão profunda e maravilhosa como essa. Abraços fraternal.
    Pr. Ivan

    ResponderExcluir
  5. MINI COMENTÁRIO SOBRE AS 7 CARTAS...
    Em que a torah era figura do mashiach?

    Um dos exemplos lindos de profecia bíblica.
    O Livro de Hizayom=Apocalipse inicia com uma série de cadeias profeticas de sete. A 1ª é a das 7 cartas
    às 7 kehilah=igrejas.
    ÉFESO
    ESMIRNA
    PERGAMO
    TIATIRA
    SARDES
    FILADELFIA
    LAODICEIA.
    Isso é de fundamental importancia para o...povo que se chama pelo meu nome...saber o tempo e o modo...e andar pelo bom caminho...a verdade...e...a vida!
    Esta bela profecia mostra a história de Kehilah de Yahshuah durante 7 eras. De sua 1ª vinda até a sua 2ª vinda. Não existe arrebatamento, existe sim a segunda vinda do yahshuah hamashiach.
    Eis aí um mini esboço das 7 eras.
    Efeso-do ano 30 quando Yahshuah foi imergido se tornando no mashiach=messias=ao ano 100 no fim da era apostólica; É portanto
    a era da igreja primitiva.
    Smirna-do ano 100 fim da era apostólica até ao 325, quando o imperador Constantino se tornou líder da religião vinda dos Yahudim=judeus.
    Pergamo-veio do ano 325 ao ano 538 quando colocaram o papa como o chefe da igreja do oriente.
    Tiatira-veio do ano 538 ao ano 1517 quando lutero e outros, fizeram uma revolução na chamada religião romana.
    Sardes-veio do ano 1517 ao ano 1798 quando Napoleão Bonaparte predeu o Papa Pio VI e o levou para a frança, onde morreu no ano seguinte 1799. època em que a besta 666 recebeu uma ferida mortal.
    Filadélfia-veio do ano 1798 ao ano de 1843 data onde findou a profecia cronológica das 2300 tardes e manhãs=anos.
    Laodiceia-com o significado de "Julgamento do povo" vem desde o ano 1843 e vai até ao0 fim na sheni biat mashiach=segunda vinda do messias; no final do olam hazeh=era atual, e inicio do olam rabahh=era futura.

    shalom
    ivonil ferreira de carvalho-jatai-go

    ResponderExcluir
  6. Obrigado caro Pr. Ivan por prestigiar mais uma vez nosso blog. Deus Abençoe!

    ResponderExcluir
  7. Obrigado Vander por interagir conosco.

    Um forte Abraço!

    ResponderExcluir

SEU COMENTÁRIO É NOSSO INCENTIVO.

SE NÃO POSSUI UM BLOG, UMA DAS OPÇÕES É SELECIONAR O PERFIL NOME/URL (A URL PODE SER DO SEU ORKUT OU FACEBOOK POR EXEMPLO).