quinta-feira, 21 de julho de 2011

Respondendo sua Pergunta...

Por que o Fracasso e o Sucesso são Primos?
A expressão: o fracasso e o sucesso são primos, porque a distância que os separa é milimétrica. O que faz a diferença é a atitude do ser humano. Você não pode ser considerado um fracassado porque “não deu certo na vida”. Você pode ser considerado um fracassado porque desistiu depois de alguns erros. O sucesso é a opção de não desistir e o fracasso é a opção de desistir cedo demais. Aqui está um lindo exemplo: O maior jogador de basquete de todos os tempos, o mito Michael Jordan disse: “Fracassei, fracassei e fracassei na minha vida. E é por isso que sou um vencedor”.



Leia mais!

Recursos de Oratória


DEFININDO O QUE É CURA INTERIOR ?

Cura Interior é a cura da alma. É um processo de aconselhamento bíblico, por meio do qual a pessoa é liberta de ressentimentos, mágoas, rejeição, autopiedade, culpa, medo, complexo de inferioridade, traumas, etc. Em certo casos a cura interior é redentora. Pessoas espiritualmente oprimidas que necessitam de libertação espiritual e restauração emocional são curadas pelo poder de Jesus Cristo. A Cura Interior é importante porque sara todos os tipos de traumas e acelera a restauração emocional. Há traumas que envolvem apenas situações desagradáveis, enquanto que outros estão diretamente associados com pessoas que nos causaram males. O procedimento de ministração adotado na Cura Interior varia de um caso para outro, dependendo do tipo da experiência traumática do indivíduo. Apresentamos, a seguir, três soluções básicas da Psicoterapia Teocêntrica para os traumas, aplicáveis à maioria dos casos.


CRONISTA

Indubitavelmente um cargo importante, uma espécie de chanceler. Não só registrava os assuntos de Estado, especialmente para a informação do rei, mas sim também era o conselheiro de este. Josafá foi o cronista ("chanceler") do David, e continuou no mesmo cargo nos começos do reinado do Salomão (1 Rei. 4: 3).

ESCRIBA

Um cargo elevado comparável ao de secretário de estado (ver 2 Rei. 12: 10;
18:37; 19: 2).


A DOR E A TRIBULAÇÃO

Para muitos, a dor é um fator de destruição; para outros, ela destila sabedoria, é um fator de crescimento. Ninguém que deseja conquistar ma­turidade em sua inteligência, adquirir sabedoria intelectual e tornar-se um pensador e um poeta da existência pode se furtar de usar suas dores, per­das e frustrações que, às vezes, são imprevisíveis e inevitáveis, como alicer­ces de crescimento humano.



A IGREJA COMO CRIANÇA

Essa é a razão pela qual Jesus valoriza grandemente as crianças e diz que qualquer pessoa que queira entrar no Reino de Deus deve ser como um de seus pequeninos. Uma criança, como um vaso de barro. é um símbolo de fraqueza, vulnerabilidade e fragilidade. Jesus diz que o Reino de Deus pertence a estes. Ele agrada-se em usar em sua obra não apenas as frágeis crianças, como também mães solteiras, pessoas com deficiências físicas ou limitações psicológicas, pessoas com problemas ou necessidades especiais, pessoas feridas, aqueles que lutam com a raiva, o medo, o orgulho e a concupiscência — pessoas como eu e você. Ele derrama seu poder em potes trincados para mostrar de onde provém o poder e a quem é devida a glória.


BANHO NO RIO

O provérbio de que "ninguém se banha duas vezes num mesmo rio" é válido tanto para as águas do rio quanto para aquele que se banha: nem o rio, nem o homem são os mesmos num segundo banho . . .


COMO LIDAR COM PESSOAS QUE VOCÊ NÃO SUPORTA - MAS COM QUEM É OBRIGADO A CONVIVER

Às vezes você tem vontade de mandar acorrentar alguém do seu setor? Tem que aturar gente que só fica enrolando, enrolando e nunca decide nada? Já está cansado de ouvir dos "frentes-frias" de plantão "não vai dar certo" ou "não tenho nada a ver com isso"? A úlcera ataca só de ouvir a voz do "sabe-tudo" da empresa, que parece que vive testando a sua paciência? Pois é. Ninguém está imune a conviver com gente insuportável.

COMPARTILHAR A COMUNHÃO DO ESPÍRITO
 Compartilhar a comunhão no Espírito é ser parte de um corpo, cuja implicação é que quando o indivíduo tem uma dificuldade ou necessidade, todas as partes do corpo a compartilham.



CONCEITO DE LIDERANÇA

A liderança é um termo latino, utilizado desde a Antiguidade pelos Gregos e Latinos. Deriva dos verbos latinos: “AGERE” que significa pôr em movimento, conduzir, e “GERERE”, cuja intenção inicial era levar. Atualmente, o conceito foi alterado e dividido em duas partes: a ação inicial conduzida pelo responsável e o desenvolvimento da mesma, executado pelo grupo que assumiu esta responsabilidade dentro das diretrizes pré estabelecidas de acordo com os objectivos finais do grupo.


CRÍTICAS EXCESSÍVA

Toda crítica excessíva e negativismo são registrados automáticamente em sua memória, expandindo zonas doentias em seu subconsciente – cuide do que você arquiva que estará cuidando da sua emoção.


O QUE É EPISTEMOLOGIA?

O termo significa "estudo da ciência" (do grego episthme = conhecimento, ciência, e logoV = estudo, discurso). É usada em dois sentidos: para indicar o estudo da origem e do valor do conhecimento humano em geral (e neste sentido é sinônimo de gnosiologia ou crítica); ou para significar o estudo as ciências (físicas e humanas), dos princípios sobre o qual se fundam, dos critérios de verificação e de verdade, do valor dos sistemas científicos.
Pode-se dividi-la em dois sentidos básicos:
a) a crítica do conhecimento científico: exame dos princípios, das hipóteses e das conclusões das diferentes ciências, tendo em vista determinar seu alcance e seu valor objetivo.
b) a filosofia da ciência (empirismo, racionalismo, etc), e a história do desenvolvimento científico.


QUANDO PERDEMOS A REFERÊNCIA

A perda de referências coletivas, como a religião, a “raça”, o “povo”, a famflia, ou uma lei confiável obriga o homem a construir referências internas. Surge um espaço para a experiência da subjetividade privatizada:  quem sou eu, como sinto, o que desejo, o que considero justo e adequado? Nessa situação, o homem descobre que é capaz de tomar suas próprias decisões e que é responsável por elas. A conseqüência desses contextos é o desenvolvimento da reflexão moral e do sentido da tragédia.

 
Pr. Marcelo da Costa
Leia mais!

O Ministério de Administração

   Quando falamos de administração não estamos falando sobre a administração secular e como ela acontece no mundo comercial.
  Nós estamos falando de recursos espirituais administrados para a obra do ministério.
 Se você desenvolver o ministério de administração, você se tornará um bom mordomo do Evangelho e do ministério que Deus lhe deu.
  Você poderá trabalhar com Deus para alcançar os seus propósitos na liderança.
 A Liderança é uma grande responsabilidade porque você influi sobre os outros. Quando Pedro desanimou e disse “eu vou pescar”, aqueles que estavam com ele também disseram imediatamente, “Nós também vamos com você”.
  A liderança cristã é absolutamente importante porque um líder é um mensageiro de Deus.
àNa administração secular, o poder é determinado pela habilidade, capacidade e conhecimento.
àNa administração espiritual, o poder é determinado pela unção e autoridade de Deus.
àNa administração secular, a seleção de líderes é feita baseando-se em fatores como habilidade e educação.
àNa administração espiritual, a seleção de líderes é feita baseando-se na unção, chamado e revelação da vontade de Deus.
àNa administração secular, o treinamento é dado nas áreas de habilidades e conhecimento.
àNa administração espiritual, o treinamento deve ser dado em um estilo de vida baseado na Palavra de Deus, na qual as habilidades devem se encaixar.

I- O QUE É ADMINISTRAÇÃO ? – VAMOS A DEFINIÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO...

1- Administração é outra palavra para “mordomia” ou “direção”.
    “Mordomos” ou “administradores” são responsáveis sobre algo confiado a eles por alguém mais.
     Administração é o processo de alcançar os propósitos de planos de Deus através do uso apropriado dos recursos humanos, materiais e espirituais.
     A administração é avaliada por estes planos e propósitos, se eles são cumpridos ou não.
    A Bíblia no livro do profeta Isaías Is 53.6 “Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo caminho, mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniquidade de todos nós”.
   Assim como as ovelhas devem ser guiadas para seguir um só caminho, assim também as pessoas necessitam de direção para que os  seus esforços e energias alcancem os propósitos e os planos de Deus.

2- Todos os crentes são mordomos de certos recursos dados por Deus.
      Os líderes são mordomos sobre os recursos especiais que incluem 4 aspectos distintos entre si.
àPrimeiro: O evangelho - Nós devemos compartilhar sua mensagem com outros.
àSegundo: O dinheiro - Cada crente é um mordomo de suas finanças pessoais, porém os líderes que controlam o dinheiro de uma igreja ou organização cristão também são mordomos destes fundos.
àTerceiro: Recursos materiais do ministério - Estes incluem coisas como os edifícios, os templos da igreja, propriedades e equipamentos.
àQuarto: Dons espirituais - Cada crente tem pelo menos um dom espiritual pelo qual ele é responsável como um mordomo.
         Um líder também é responsável para ajudar a outros a desenvolverem seus dons espirituais.
         Se você é um líder, você é responsável por outras pessoas.
         Você deve ajudá-las a amadurecer espiritualmente e a envolver-se na obra do ministério.
         Convém lembrar que Deus usa as pessoas, não os programas, para construir o Seu Reino.
         Então a administração envolve fazer com que as coisas sejam feitas para Deus através das pessoas.

3- É importânte destacar que a primeira mensagem de Deus ao homem foi sobre o assunto da administração.
         Deus disse a Adão e Eva em Gn 1.28 ...Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra”.
         Aqui neste versículo nós temos três tarefas importantes para os administradores.
àPrimeiro: Aumentar ao máximo os recursos por meio de “multiplicar”, para alcançar o propósito e os planos de Deus.
àSegundo: Minimizar a desordem por “subjugar”.
àTerceiro: Manter a ordem por “ter domínio”, “governar”.

4- O maior exemplo de administração é o Senhor Jesus Cristo.
                     Jesus é o modelo para todos os líderes cristãos.
      Jesus estabeleceu o seu ministério liderando como um servo e como pastor
         Todos princípios ensinados através desta mensagem são demonstrados  no  que  Jesus  fez  e  ensinou.
         Cada tarefa que um líder deve realizar foi ilustrada por Jesus.
         Ele estabeleceu na sua palavra exemplos para treinar líderes e discípulos.
                Qual é o requisito principal para o sucesso de um líder ?
                                                            Que são três
àPrimeiro: Deus não considera os mordomos vitoriosos devido a sua educação, habilidade natural ou personalidade.
àSegundo: Líderes têm êxito devido a sua fidelidade.
àTerceiro: O requisito principal aos mordomos é que eles devem ser fiéis e a bíblia diz em 1 Co 4.2 “Ora, além disso, o que se requer dos despenseiros é que cada um deles seja encontrado fiel”.
      Jesus narrou uma parábola em Mt 25.14-30 sobre os servos cujo amo lhes deu recursos chamados “talentos”, que neste caso era dinheiro.
      Eles receberam instruções para ser bons mordomos e usar os fundos sabiamente.
       A bíblia diz que aqueles que fizeram isto foram chamados de “fiéis” e foram premiados.
      Aqueles que falharam foram julgados e responsabilizados.

5- O ministério de administração ou liderança também envolve levar outros a aprimorar seu potêncial e capacidade intelectual para Deus.
    Devemos reconhecer quatro extraordinários princípios na liderança
àPrimeiro:  Devemos reconhecer  a  importância  da  unção para liderar: A Unção de Deus para administrar deve ser a mola propulsora antes da educação, dos talentos e da experiência.
àSegundo: Devemos cumprir as qualificações bíblicas para a liderança: A administração do ministério começa com a administração de si mesmo.
àTerceiro: Devemos aprender a liderar como servo: A administração bíblica não é relações públicas vistosas ou uma personalidade carismática no púlpito.........É serviço humilde àqueles a quem você lidera.
         Servir é o que separa a administração cristã da administração mundana.
àQuarto: Devemos aprender a liderar como um Pastor:  As qualidades de um pastor no mundo natural era o que Jesus usava para descrever a direção espiritual.

II- TODOS AQUELES QUE ATUAM COMO VERDADEIROS LÍDERES DEVEM SABER QUAIS SÃO AS TAREFAS BÁSICAS DE UM LÍDER.....

1- Eu quero destacar pelo menos 4 tarefas básicas de um líder.
àPrimeiro: Estas tarefas incluem áreas difíceis; como tomar decisões, resolver conflitos e problemas de disciplina e treinar líderes e discípulos, porque todos nós lideramos em certas situações, porém todos nós somos seguidores em outras situações.
      àOs líderes devem ter seguidores ou discípulos.
   àTanto os líderes quanto os seguidores que são os discípulos, devem ser treinados.
àSegundo: Um líder deve aplicar os princípios do êxito ensinados na palavra de Deus: Porque estes princípios asseguram uma administração vitoriosa dos recursos espirituais.
àTerceiro: Um líder deve evitar as violações que causam o fracasso na administração: Fracassar em liderar e seguir resulta das violações aos princípios bíblicos.
àQuarto: Um líder deve compreender os princípios bíblicos de administração e organização: Estes incluem as posições de liderança estabelecidas por Deus e aquelas desenvolvidas devido às necessidades práticas da igreja.

2- Quando falamos da base da organização bíblica devemos saber que a organização ministerial não é fixa, rígida, ou baseada nos modelos mundanos.
àA organização é flexível para acomodar a direção do Espírito Santo.
àA direção do ministério existe com o propósito de alcançar os propósitos e planos dados por Deus, não para criar uma sociedade rígida e uma estrutura institucional.
àA organização na Igreja está muito mais para um organismo vivo e não para gerenciamento de cargo.
àÉ por isso que a Bíblia compara a Igreja ao corpo humano, com cada parte funcionando conjuntamente.
                    Com relação a liderança nós precisamos saber que
àNº1- Ninguém pode ser eleito para liderar na organização de Deus sem uma chamada divina.
àNº2- Você pode ser eleito ou estabelecido pelo homem para um  cargo,  porém
nenhum líder é feito por intimação ou voto.
àNº3- Você deve ser chamado e equipado por Deus para a obra do Reino.
àNº4- A liderança envolve posições, como apóstolo, profeta, evangelista, pastor e mestre.
àNº5- Porém a liderança também envolve função.
àNº6- A função principal dos líderes é equipar outros para a obra do ministério.
àNº7- A liderança também diz respeito às relações dos líderes com seus liderados.
àNº8- A seleção e promoção de um líder vêm de Deus, e o Sl 75.6,7 diz: “Porque não é do Oriente, não é do Ocidente, nem do deserto que vem a exaltação, Mas Deus é o juiz; a um abate, a outro exalta”

3-  Dentro dos critérios de uma boa administração convém destacar que a administração também envolve as seguintes áreas.
àPrimeiro: Estabecer um propósito que esteja dentro dos parâmetros bíblicos: Se você não conhece seu propósito ou não tem uma visão, você não pode liderar outros.
àSegundo: Fazer planos para alcançar o propósito: Você nunca alcançará
o propósito estabelecido se você não planeja fazer isso.
àTerceiro: Organizar as pessoas e procedimentos para levar à cabo o plano: Administração envolve motivar e liderar as pessoas quando elas realizam tarefas que são parte do propósito e plano de Deus.
àQuarto: Aperfeiçoar o plano através da avaliação: A Obra do Senhor deve ser feita com excelência.
          
4-  Por que a administração apropriada é importante?
àNº1- Porque proporciona propósito e direção: Se você deseja ter êxito no ministério, então você deve ter um propósito e planos em harmonia com os planos de Deus e deve comunicá-los aos outros.
         Quando você conhece seu propósito, então você pode liderar outros.  
         Os líderes devem saber aonde eles vão para poder guiar os outros.
         A orientação e a unidade no ministério envolvem propósito e direção comuns.
àNº2- Porque elimina a confusão: Quando há direção apropriada, a confusão é eliminada e o apótolo Paulo em 1 Co 14.33 diz: “Porque Deus não é de confusão, e sim de paz, Como em todas as igrejas dos santos”.
         Se as atividades de Deus não se caracterizam pela confusão, os ministérios de Seus servos não devem caracterizar-se por ela de maneira alguma.
àNº3- Porque permite decisões apropriadas: As decisões determinam seu destino.
         Isto, inclusive, é verdade sobre a salvação.
        Você faz uma decisão de aceitar ou rejeitar o evangelho e seu destino eterno é determinado por sua decisão.
       Sua vida e ministério atual são determinados pelas decisões anteriores que você tem tomado.
        Você pode tomar as decisões através do planejamento pensativo ou no impulso do momento.
      A boa direção lhe permite tomar as decisões apropriadas com a direção do Senhor.
àNº4- Porque você estabelece as prioridades para o ministério: Prioridades são aquelas coisas que são mais importantes do que outras.
         Elas são as coisas que possuem o primeiro lugar em seu tempo e atenção.
         Todos nós temos prioridades na vida, não importa se você as determina conscientemente ou não.
         Você estabelecerá as prioridades deixando-se levar ou por hábitos que se tornam um estilo de vida, ou devido à pressão das circunstâncias, ou pelas pessoas ao seu redor, ou por uma decisão definida baseada nos propósitos de Deus.
àNº5- Porque permite a ação em lugar da reação: Muitos ministérios estão ocupados em reagir aos assuntos urgentes no presente em lugar de planejar para o futuro e Isto leva os líderes a reagir em lugar de agir com sabedoria e propósito.
         Sem uma estratégia ou um plano você não sabe o que está fazendo no ministério, porque você está fazendo ou como será feito.
         Porque você não tem nenhuma organização e direção, você não tem nada com que se comprometer, nenhuma maneira de avaliar sua efetividade para Deus, e você é facilmente persuadido a reagir e abandonar as coisas em tempos de crise.
         A  boa  administração transforma o desejo de demonstração e visões
em realidade e ajuda-lhe a determinar o que você deve fazer e como fazê-lo
para cumprir os propósitos de Deus.
àNº6- Porque estabelece a responsabilidade: Na parábola dos talentos em Mt 25.14-30, os servos eram responsáveis por tudo o que foi confiado a seu cuidado.
         Seu amo tinha um plano, o comunicou a eles e eles deveriam cumpri-lo investindo os fundos que eles receberam.
         Você não somente é responsável por conhecer a vontade de Deus para sua vida e ministério, como também deve cumprí-la:
         Lc 12.47 diz: “Aquele servo, porém, que conheceu a vontade de seu senhor e não se aprontou, nem fez segundo a sua vontade será punido com muitos açoites”
         Se você não administrar sabiamente o ministério que lhe foi confiado, você será considerado culpado.
àNº7- Porque permite avaliação: A administração inclui a avaliação para ver se você está cumprindo o propósito e o plano de Deus.
         Compreender os princípios bíblicos do êxito e compreender as razões para o fracasso também permite tal avaliação.
àNº8- Porque permite o uso sábio dos recursos espirituais: A boa administração ajuda-lhe a manejar os recursos espirituais adequadamente e permite-lhe que seja um mordomo apropriado dos fundos, possessões materiais, pessoas, e dons espirituais para a obra do Reino de Deus.
àNº9- Porque prepara-lhe para entrar em portas abertas: Paulo disse em 1 Co16.9 “Porque uma porta grande e oportuna para o trabalho se me abriu; e há muitos adversários”
         Quando Deus abre as portas, você deve estar pronto para atravessar e enfrentar os novos desafios.
         Isto não é possível sem a preparação apropriada.
         Se Deus abre as portas, isto significa que elas não ficam fechadas para sempre.   
         Elas se abrem e esperam que você entre.
         Depois elas se fecham, às vezes para nunca mais abrir de novo.
àNº10- Porque  harmoniza o ministério com a vontade de Deus: A primeira pergunta do apóstolo Paulo depois de sua conversão foi, “que queres que eu faça?”
         Ele estava pergunta a Deus, “qual é o Seu plano para minha vida e o meu ministério”.
         A mordomia sábia coloca a sua vida e o seu ministério em harmonia com o propósito e os planos de Deus.
                                      
CONCLUSÃO:  Tornar-se um bom administrador leva tempo e esforço, todavia é Deus quem busca e dá líderes.
         Deus disse ao rei Saul Em 1 Sm 13.14 Já agora não subsistirá o teu reino. O SENHOR buscou para si um homem que lhe agrada e já lhe ordenou que seja príncipe sobre o seu povo, porquanto não guardaste o que o SENHOR te ordenou”.
             Deus ainda busca homens a quem Ele possa usar como líderes
         Em Ez 22.30 Deus mesmo diz: “Busquei entre eles um homem que tapasse o muro e se colocasse na brecha perante mim, a favor desta terra, para que eu não a destruísse; mas a ninguém achei”.
         2 Cr 16.9 também está escrito: “Porque, quanto ao SENHOR, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é totalmente dele.

 Pr. Marcelo da Costa
Leia mais!

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Quatro Mulheres na Vida de Jesus


      A história que Deus está escrevendo é feita através da história de pessoas que não possuem muitas qualificações. A história de Deus é uma loucura para o mundo e é sobre a história de quatro mulheres na vida de Jesus que queremos contar.

I-      Uma História de Justiça - Tamar  Gn 38
A- Esta história não tem nenhuma relação com o contexto. No Cap. 37 José tem um sonho e no Cap. 39 José foi vendido ao Egito por causa dos seus sonhos.
B- O texto fala da prática do Levirato, cf Dt 25.5-10. Se um homem morre sem o seu herdeiro, o próximo irmão deve casar-se com a viuva para um herdeiro ao irmão morto. Seu marido Er que era perverso veio a morrer. Onã não queria deixar um filho para Er, também morreu. Judá prometeu então o seu filho que ainda era novo: "Então, disse Judá a Tamar, sua nora: Permanece viúva em casa de teu pai, até que Selá, meu filho, venha a ser homem. Pois disse: Para que não morra também este, como seus irmãos. Assim, Tamar se foi, passando a residir em casa de seu pai"  v.11.
C- Neste período morreu a esposa de Judá.
D- Judá toma Tamar como uma prostituta cultual (sagrada) e, depois, informado de que ela está grávida, disse: "Tirai-a fora para que seja queimada". Foi neste momento que ela apresentou os pertences de Judá dizendo que o dono dos mesmos era o pai de seu filho.
E- "Mais justa é ela do que eu". E ela concebeu gêmeos: Perez e Zera.
F- Esta história é uma crítica da moralidade. Aquele que tem tudo e boa reputação na comunidade pode todas as coisas. Tamar, que não pode ser louvada pela sua atitude, não encontra nenhum meio legal de fazer valer os seus direitos. Ela comete o pecado que "as pessoas de bem" condenam, mesmo que elas tenham cometido o mesmo pecado que agora condenam (W. Brueggemann).
G- Tamar mostra que a velha justiça que sanciona a opressão em nome da propriedade não serve para nada. Ela é a sombra Daquele que virá trazendo um nova justiça.
H- De Tamar nascem Acã, aquele que destroi a comunidade e Jesus Cristo, o construtor de uma nova comunidade. A comunidade onde a justiça é marca e registrada.
I- "Todavia, um dos anciãos me disse: Não chores; eis que o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu para abrir o livro e os seus sete selos" (AP 5:5).


II.      Uma História de Fé - Raabe (Js 2, 6; Sl 87.4, 89.10; Hb 11.31; Tg 2.25)
A- "De Sitim enviou Josué, filho de Num, dois homens, secretamente, como espias, dizendo: Andai e observai a terra e Jericó. Foram, pois, e entraram na casa de uma mulher prostituta, cujo nome era Raabe, e pousaram ali".
B- Sabedora de que Israel haveria de invadir Jericó, o texto afirma: "Ouvindo isto, desmaiou-nos o coração, e em ninguém mais há ânimo algum, por causa da vossa presença; porque o SENHOR, vosso Deus, é Deus em cima nos céus e embaixo na terra".
C- SL 87.1  Fundada por ele sobre os montes santos,  o SENHOR ama as portas de Sião mais do que as habitações todas de Jacó.
    Gloriosas coisas se têm dito de ti, ó cidade de Deus! Dentre os que me conhecem, farei menção de Raabe e da Babilônia; eis aí Filístia e Tiro com Etiópia; lá, nasceram.
D- Hb 11.31: " Pela fé, Raabe, a meretriz, não foi destruída com os desobedientes, porque acolheu com paz aos espias".
E- Tg 2.24 Verificais que uma pessoa é justificada por obras e não por fé somente. De igual modo, não foi também justificada por obras a meretriz Raabe, quando acolheu os emissários e os fez partir por outro caminho?"
F- Raabe é uma simples mulher, que perdida em seus delitos e pecados, encontra uma porta aberta. Uma porta que daria a ela um novo futuro e uma nova vida. Agarra-se a esta porta com fé.

III.     Uma História da Previdência - Rute
A- Rt 1.15 "Disse Noemi: Eis que tua cunhada voltou ao seu povo e aos seus deuses; também tu, volta após a tua cunhada.  Disse, porém, Rute: Não me instes para que te deixe e me obrigue a não seguir-te; porque, aonde quer que fores, irei eu e, onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus. Onde quer que morreres, morrerei eu e aí serei sepultada; faça-me o SENHOR o que bem lhe aprouver, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti".
B- Rute é uma estrangeira que agarra-se a Noemi e ao Deus de Noemi porque sabe que é melhor caminhar ao lado daqueles que conhecem a Deus, mesmo que passando por circunstâncias adversas, do que seguir aos deuses do passado.
C- Rute vem a casar-se com Boaz e nasce um filho: "As vizinhas lhe deram nome, dizendo: A Noemi nasceu um filho. E lhe chamaram Obede. Este é o pai de Jessé, pai de Davi".
D- Nesta história vemos que Deus está providenciando em todos os emaranhados da vida. Na viuvez, na fome, na incerteza do futuro, vemos a mão de Deus governando o destino daqueles que fazem parte do seu projeto: a vinda do Messias ao mundo.

IV.     Uma História de um Mundo Novo – Maria.
A- Lc1.26  "No sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado, da parte de Deus, para uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com certo homem da casa de Davi, cujo nome era José; a virgem chamava-se Maria.
      E, entrando o anjo aonde ela estava, disse: Alegra-te, muito favorecida! O Senhor é contigo. Ela, porém, ao ouvir esta palavra, perturbou-se muito e pôs-se a pensar no que significaria esta saudação. Mas o anjo lhe disse: Maria, não temas; porque achaste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem chamarás pelo nome de Jesus. Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo; Deus, o Senhor, lhe dará o trono de Davi, seu pai;  ele reinará para sempre sobre a casa de Jacó, e o seu reinado não terá fim.  Então, disse Maria ao anjo: Como será isto, pois não tenho relação com homem algum?  Respondeu-lhe o anjo: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te envolverá com a sua sombra; por isso, também o ente santo que há de nascer será chamado Filho de Deus".
B- Maria, uma simples jovem, que recebe de Deus a mais extraordinária das notícias e responde a esta invasão da sua vida com estas palavras: "Aqui está a serva do Senhor; que se cumpra em mim conforme a tua palavra. E o anjo se ausentou dela".
C- Ela é a bem-aventurada entre todas as mulheres. Ela é a mãe do nosso Senhor Jesus Cristo.
D- Maria é a serva de Deus que reconhece no Senhor a sua soberania e entrega-se totalmente aos mistérios divinos. Ela sabe que Deus faz todas as coisas certas.

V.      Quatro Mulheres
Tamar - aquela que espera que justiça seja feita.
Raabe -  aquela que crê na fidelidade de Deus.
Rute -    aquela que crê nas providências de Deus.
Maria -  aquela que crê que Deus sabe o que está fazendo.

VI.     Aprendendo com estas mulheres
A- Aprendemos que Deus não olha para as nossas fraquezas ou limitações.
B- Aprendemos que as nossas fraquezas ou limitações não impedem que Deus nos use para o mover da sua história no mundo.
C-  Aprendemos que para fazer parte da história de Deus é preciso um ato de fé, um gesto de coragem, uma atitude determinada. É preciso romper com o convencional e crer que Deus é soberano em todas as coisas.

Conclusão:
Estes momentos foram decisivos na história do nascimento de Jesus Cristo.
Hoje, as mulheres que são herdeiras de Tamar, Raabe, Rute e Maria, continuam escrevendo a história de Deus no mundo através de suas vidas dedicadas ao Senhor Jesus Cristo.
                                                                       Por Pr. Marcelo da Costa
Leia mais!

terça-feira, 19 de julho de 2011

A Liturgia do Culto e o Culto da Vida



O Salmo 50 nos revela advertidamente a possibilidade de que o convívio com o sagrado pode nos afastar do sagrado. A coisa mais tenebrosa na igreja é acostumar-se com o evangelho. Nasceu no evangelho, acostumou-se na igreja e agora para ele o evangelho não é mais uma
novidade. Não há mais poder, não há mais alegria, não há mais renovo. Deus é um Deus que exige coerência. Deus é um Deus que exige compromisso e seriedade com a aliança. Deus é um Deus que deseja que lembramos que temos com ele um vínculo sério e profundíssimo. Nós não podemos agradar a Deus de maneira mecânica e artificialista. 

No Salmo 50 o salmista está se referindo a um povo que procurava agradar a Deus mecanicamente e no v.7, Deus diz que quer testemunhar contra seu  povo, apesar do povo, não pecar por falta de culto, como revela o v.8 “Não te repreenderei pelos teus sacrifícios, ou holocaustos, de contínuo perante mim”. 

Por que razão Deus pretendia se levantar e protestar contra o povo? O pecado daquele povo era pensar duas coisas basicamente erradas a respeito de Deus. Primeiro, pensar que Deus era um ser carente de culto. Em segundo lugar, pensar que a liturgia do culto poderia substituir o culto da vida. O v.14 diz: “Oferece a Deus por sacrifício de louvor, e paga ao Altíssimo os teus votos...” esta é a descrição do culto que Deus quer.

Ainda no v.20 nos é apresentado pelo salmista o culto que aquele povo prestava a Deus, “Tu te sentas a falar contra teu irmão; difamas o filho de tua mãe.”Podemos observar que havia uma extrema oposição entre o que Deus queria e o que o povo apresentava como culto a Ele. 
Deus quer que nos nossos cultos sejamos gratos, que tenhamos compromisso e confiança nele cotidianamente. Os v.vs.16,17,18 nos revelam que o que Deus esperava era coerência (associação íntima) entre a confissão e a vida. Não havia nenhuma relação de coerência entre o que se falava e o que se vivia, ou seja, o povo não vivia o que falava. Deus queria que na liturgia da vida, no culto da vida, aquele povo tivesse cuidado no uso da própria língua. Deus diz nos v.vs 19,20 “Soltas a tua boca para o mal, e a tua língua compõe o engano. Assentas-te a falar contra teu irmão, e difamas até mesmo o filho da tua mãe”. 

Isto nos mostra que Deus quer mais do que um culto, Ele quer que vivamos este culto. Deus quer que tenhamos uma vida coerente, cheia de gratidão, de compromisso e confiança nele, em nosso cotidiano. Ele quer que venhamos estabelecer coerência, harmonía entre o que professamos e o que vivemos, entre o que eu digo e o que eu vivo. Deus quer que tenhamos uma vida que seja capaz de vigiar a nossa própria língua, para não andar destruindo nosso irmão, através de um falar calunioso e injurioso. 

Será que não estamos equivocados concernente a realidade da essência do verdadeiro culto? Satanás quer que vivamos uma vida de aparência. Satanás quer nos enganar, como se existisse uma maneira superficial de fazer Deus esquecer os nossos pecados. Nós precisamos do arrependimento e não podemos substituir a liturgia do culto pelo culto da vida. É por esta razão que nos v.vs 21,22 Deus diz: “Tens feito estas coisas, e eu me calei, pensavas que eu era como tu; mas eu te arguirei, e, em sua ordem tudo porei diante dos teus olhos. Considerai, pois, isto, vós que vos esqueceis de Deus; para que vos não faça em pedaços, sem haver quem vos livre.” 

Deus nos convoca a ofertarmos o nosso culto a Ele sem equívocos, sem pensar que podemos nos esconder Dele; sem supor que há um modo mecânico de agradá-lo; sem imaginar que há uma maneira simples de fazê-lo esquecer de nossos pecados. Nós somos convocados a ter duas percepções básicas, imprescindíveis e insubstituíveis. A primeira é estar consciente de que o que Deus quer de nós é extrema gratidão. O v.23 encerra este salmo de maneira brilhante dizendo: “Aquele que oferece sacrifício de louvor me glorificará”. O que Deus quer de nós é um coração cheio de gratidão. Nós precisamos também saber que o que Deus quer de nós é que a nossa vida aconteça em extrema coerência. O final do v.23 diz: “...e ao que prepara o seu caminho, dar-lhe-ei que veja a salvação de Deus”. Deus deseja  que você prepare o seu caminho, aterre as falhas do seu caminhar, e conserte as passagens escabrosas da sua existência. Faça do projeto da sua vida algo coerente com a vontade de Deus. Deus deseja é coerência, ou seja associação íntima! Deus quer para nós, é que todas as nossas expressões de ação de graças sejam absolutamente conscientes e coerentes, e que os nossos cultos não tenham a pretensão de substituir uma vida reta, grata e apaixonada por Deus.


Por  Pr. Marcelo da Costa



Leia mais!

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Minha Família


Leia mais!

Crenças e Sinais




TEMA:   CRENÇAS E SINAIS
TEXTO:  MC 16. 15-20
INTRODUÇÃO:  JESUS ESTÁ FALANDO AQUI, DOS SINAIS QUE ACOMPANHAM AQUELE QUE CRER.
   ESTES SINAIS QUE ACOMPANHAM AQUELE QUE CRER, NOS LEVAM A FAZER PELO MENOS 3 PERGUNTAS :
PRIMEIRA:  QUEM É QUE CRER DO PONTO DE VISTA DE JESUS?

                                    JESUS NÃO ESTÁ FALANDO DE CRENÇA.

 - PORQUE A MAIORIA DE NÓS NÃO TEM FÉ.
 - A MAIORIA DE NÓS TEM CRENÇA.
 -A MAIORIA DE NÓS TEM NO CORAÇÃO UM FOCO SUPERSTICIOSO DA DIREÇÃO DE DEUS E DE JESUS.
 - QUER DIZER:  É APENAS CRENÇA
   HOUVE APENAS A TRANSMULTAÇÃO DAQUELES MESMOS CONTEÚDOS, DE CRENÇA PAGÃ  QUE UM DIA JÁ IMPREGUINARAM O NOSSO CORAÇÃO,OU SEJA, NÓS MUDAMOS APENAS OS NOMES DOS DEUSES, AGORA JÁ NÃO SÃO MAIS OS ANTIGOS, MAS A RELAÇÃO AINDA NÃO É DE FÉ, É SÓ DE CRENÇA.

                                             QUEM  É O QUE CRÊ ?

I- ISAÍAS FAZ ESSA PERGUNTA: QUEM CREU EM NOSSA PREGAÇÃO ?  E A QUEM FOI REVELADO  O  BRAÇO  DO  SENHOR ?   QUEM CRÊU?

1- PARA NÓS QUEM CRÊ, É AQUELE QUE TEM PODER.
-VOCÊ DIZ ASSIM:  ESSE INDIVÍDUO AÍ CRÊ, PORQUE ELE TEM PODER.
- AÍ JESUS DIZ: NAQUELES DIAS MUITOS VIRÃO E DIRÃO: SENHOR EM TEU NOME NÓS EXPULSAMOS DEMÔNIOS, NÓS PROFETIZAMOS E NÓS CURAMOS DOENTES (PODER).
-JESUS LHES DIRÁ:  EU TODAVIA NUNCA VOS CONHECI.

                                              QUEM É O QUE CRÊ?

2- DE ACORDO COM ISAÍAS, DE ACORDO COM JESUS QUE REAFIRMA A ISAÍAS, AQUELE QUE CRE, É AQUELE QUE PODE DIZER COM TODA CERTEZA DO CORAÇÃO:
   CERTAMENTE ELE TOMOU O SOBRE SI AS MINHAS INIQUIDADES E AS MINHAS DORES LEVOU SOBRE  SI
-ESSE É O QUE CRÊ.
-O QUE CRÊ É O QUE SE VÊ NA CRUZ.
-É O QUE SE VÊ CRUCIFICADO.
-É O QUE SE VÊ RESSSUSCITADO EM JESUS.
-É O QUE SE VÊ ASSENTADO NAS REGIÕES CELESTES EM CRISTO JESUS.
-EMBORA EU AINDA DÊ TOPADA NESSE MUNDO.
-EMBORA EU ARRANQUE A UNHA NO TROPEÇO.
-EMBORA EU NA TERRA SEJA UMA TESTEMUNHA RELATIVA.
-MAS EU SOU  A TESTEMUNHA RELATIVA QUE JÁ TEM UMA POSIÇÃO ABSOLUTAMENTE DEFINIDA EM CRISTO.
                   
II- OLHAR PARA NÓS, É OLHAR PARA A PURA RELATIVIDADE QUE CARREGA DENTRO DE SI A MENSAGEM ABSOLUTA.
                                                  
1- QUEM É O QUE CRÊ
-É O QUE NÃO CRÊ EM SI.
-É O QUE CRÊ NELE.
-É O QUE SABE TANTO E TEM TANTA DESCRENÇA A CERCA DE SI, QUE A SUA DESCRENÇA SOBRE SI MESMO O REMETE COM FÉ TOTAL PARA ELE.
-EM QUEM EU MORRI PARA ELE.
-EM QUEM EU RESSUSCITEI PARA ELE.
-EM QUE EU COM AS MINHA QUEDAS JÁ ESTOU ASSENTADO NAS REGIÕES CELESTIAIS EM CRISTO JESUS.
  É POR ISSO QUE SÃO TODOS SERES RELATIVOS, CHAMADOS PARA PREGAREM UMA MENSAGEM ABSOLUTA E MAIS, O QUE CRÊ É AQUELE QUE SABE QUE NA RESSURREIÇÃO DE JESUS, AS ORDENS SÃO TODAS INVERTIDAS, E QUE SÃO TODAS SUBVERTIDAS.
                                                                                                                                                 
 PAULO DIZ EM I CO 1. 26-31 ATENTAIS IRMÃOS NA VOSSA VOCAÇÃO PORQUE NÃO SÃO CHAMADOS MUITOS SÁBIOS SEGUNDO A CARNE, NEM MUITOS RICOS, NEM MUITOS, MAS DEUS ESCOLHEU AS COISAS FRACAS DO MUNDO E AS QUE NÃO SÃO, E AS DESPREZADAS, PARA REDUZIR A NADA AS QUE SÃO, PARA QUE TODO AQUELE QUE SE GLORIE GLORIE-SE NO SENHOR
                 
2- OS SINAIS QUE SE SEGUEM, SEGUEM A PALAVRA E AQUELE QUE PREGA A PALAVRA, TEM QUE SABER QUE OS SINAIS ESTÃO CONFIRMANDO A PALAVRA E NÃO O MENSAGEIRO DA PALAVRA.
   PORQUE O MENSAGEIRO DA PALAVRA PARA SER BOM MENSAGEIRO E BOM DISPENSEIRO DOS TESOUROS DA PALAVRA DE DEUS, TEM QUE SABER QUE ESSE TESOURO É HABITADO NUM VASO DE BARRO.
    POR ISSO QUE ELE PREGA A PALAVRA E DEUS CONFIRMA A PALAVRA E NÃO CONFIRMA A ELE, ELE ESTÁ COMFIRMADO QUANDO CREU E MORREU E RESSSUSCITOU E ESTÁ ASSENTADO NOS LUGARES CELESTIAIS EM CRISTO JESUS.
       TODAS AS NOSSAS DOENÇAS PSICOLÓGICAS NASCEM À PARTIR DESTA CONFUSÃO QUE A GENTE FAZ.

                      JESUS DISSE:  ESTES SINAIS SEGUIRAM OS QUE CREREM

III- OS TRÊS PRIMEIROS SINAIS DESSES CINCO AQUI APRESENTADOS, SÃO SINAIS AUTOMÁTICOS, QUER DIZER:  NÃO HÁ CONDICIONAIS PARA ELES.


1- DEMÔNIO APARECE E A GENTE MANDA SAIR E ELE SAI EM NOME DE JESUS, O PROBLEMA AQUI NÃO É DEMÔNIO, O DIFÍCIL ESTÁ NA ESQUIZOFRENIA, NA PSICOSE, EM CERTOS SURTOS.
   PARA DEMÔNIO AQUI NÃO HÁ CONDICIONAL, JESUS DISSE: EM MEU NOME EXPULSARÃO DEMÔNIOS .
- JÁ OS DOIS ÚLTIMOS SÃO CONDICIONAIS.
-PEGARÃO EM SERPENTES.
-SE BEBEREM ALGUMA COISA MORTÍFERA  NÃO LHES FARÁ MAL.
        SÃO CONDICIONAIS PORQUE PRESSUPÕE QUE VOCÊ NÃO ANDA DIZENDO:
-NÃO, AOS INVÉS DE TOMAR UMA COCA-COLA EU QUERO TOMAR SOLUÇÃO DE BATERIA, ISSO É FORÇADO, É IMPOSIÇÃO EXTERNA .
-OU ENTÃO SE IMPUSEREM AS MÃOS SOBRE OS ENFERMOS, ELES FICARÃO CURADOS, ISSO NÃO TEM HAVER COM O TEU ATO DE IMPOR AS MÃOS, MAS COM O DESIGNO DE DEUS QUANTO A CURAR, PORQUE NEM TODA CURA SALVA.
-EXISTEM CERTAS DOENÇAS  QUE NÃO SÃO PARA MORTE COMO JESUS DISSE, SÃO PARA VIDA.
-EXISTE CERTAS PESSOAS QUE PRECISAM  ADOECER, PARA SEREM SALVAS.
-E AS VEZES O CAMINHO DE DEUS PARA TRATAR COM A GENTE, PASSA PELA CAMA, PELO LEITO, PELA DOR.
-COMO É QUE VOCE ACHA QUE ARROGÂNCIA É CURADA ?
-COMO É QUE VOCE ACHA QUE SÍNDROME DE TODO PODER É TRATADA POR DEUS ?
                     
2- OS SINAIS DESSA FÉ NO CRISTO RESSUSCITADO, NOS FALAM PORTANTO DE  TRÊS REALIDADES QUE NOS ACOMPANHAM HOJE.

                                        QUAIS SÃO ESSAS REALIDADES ?

-PRIMEIRO: ESSA FÉ NÃO TEME DEMÔNIOS, NÃO TEME O MUNDO INVISÍVEL, EM CRISTO NÓS VENCEMOS TODOS OS DEMÔNIOS.
-SEGUNDO: ESSA FÉ SE COMUNICA  E APRENDE NOVAS LÍNGUAS.
                                  AQUI HÁ TRÊS DIMENSÕES DESSAS NOVAS LÍNGUAS
-A PRIMEIRA É AQUELA QUE ACONTECEU NO PETECOSTES, QUE ERA LÍNGUAS QUE ELES FALARAM QUANDO O ESPÍRITO SANTO DESCEU SOBRE ELES, QUE ERAM LÍNGUAS DA TERRA, LÍNGUAS DE 17 NAÇÕES QUE ESTAVAM ALI EM VOLTA E CADA UM OS OUVIA FALAR NA SUA PRÓPRIA LÍNGUA MATERNA DOS GALILEUS.
-A SEGUNDA SÃO AS LÍNGUAS CONGREGACIONAIS, VARIEDADES DE LÍNGUAS.
-A TERCEIRA SÃO AS LÍNGUAS DA BATALHA DA ORAÇÃO, O SINAL DAS LÍNGUAS.
                  

CONCLUSÃO: AQUELE QUE CRÊ FALA NOVAS LÍNGUAS, OU SEJA O TEU SER GANHA DINAMICIDADE, VOCÊ NÃO ESTA MAIS ENGESSADO, VOCÊ CARREGA A PALAVRA.
 ESSA FÉ ENCARA SERPENTE SEM MEDO, E SERPENTE AQUI NÃO É SÓ SERPENTE MESMO, NOS EVANGELHOS SERPENTE SÃO OS ESCRIBAS, OS FARISEUS, OS ANCIÃOS DO TEMPLO,  SÃO SERPENTES COM CARA DAS MAIS DIVERSAS.
-ESSA FÉ NÃO TEME OS VENENOS, NÃO SÓ QUÍMICAS VENENOSAS, MAS A ENCONTROS VENENOSOS TAMBÉM.
-ESSA FÉ CRÊ  EM CURA PARA O CORPO, PARA A ALMA E  PARA O ESPÍRITO.
-ESSES SINAIS NÃO SÃO PARA SERES ESPECIAIS E SERES SOBRENATURAIS, MAS PARA PESSOAS RELATIVAS, CAPAZES DE PORTAR EM SI O MILAGRE DA ABSOLUTIZAÇÃO DA PALAVRA ETERNA DE DEUS.
             
 Pr. Marcelo da Costa        
Leia mais!