quinta-feira, 21 de julho de 2011

Recursos de Oratória


DEFININDO O QUE É CURA INTERIOR ?

Cura Interior é a cura da alma. É um processo de aconselhamento bíblico, por meio do qual a pessoa é liberta de ressentimentos, mágoas, rejeição, autopiedade, culpa, medo, complexo de inferioridade, traumas, etc. Em certo casos a cura interior é redentora. Pessoas espiritualmente oprimidas que necessitam de libertação espiritual e restauração emocional são curadas pelo poder de Jesus Cristo. A Cura Interior é importante porque sara todos os tipos de traumas e acelera a restauração emocional. Há traumas que envolvem apenas situações desagradáveis, enquanto que outros estão diretamente associados com pessoas que nos causaram males. O procedimento de ministração adotado na Cura Interior varia de um caso para outro, dependendo do tipo da experiência traumática do indivíduo. Apresentamos, a seguir, três soluções básicas da Psicoterapia Teocêntrica para os traumas, aplicáveis à maioria dos casos.


CRONISTA

Indubitavelmente um cargo importante, uma espécie de chanceler. Não só registrava os assuntos de Estado, especialmente para a informação do rei, mas sim também era o conselheiro de este. Josafá foi o cronista ("chanceler") do David, e continuou no mesmo cargo nos começos do reinado do Salomão (1 Rei. 4: 3).

ESCRIBA

Um cargo elevado comparável ao de secretário de estado (ver 2 Rei. 12: 10;
18:37; 19: 2).


A DOR E A TRIBULAÇÃO

Para muitos, a dor é um fator de destruição; para outros, ela destila sabedoria, é um fator de crescimento. Ninguém que deseja conquistar ma­turidade em sua inteligência, adquirir sabedoria intelectual e tornar-se um pensador e um poeta da existência pode se furtar de usar suas dores, per­das e frustrações que, às vezes, são imprevisíveis e inevitáveis, como alicer­ces de crescimento humano.



A IGREJA COMO CRIANÇA

Essa é a razão pela qual Jesus valoriza grandemente as crianças e diz que qualquer pessoa que queira entrar no Reino de Deus deve ser como um de seus pequeninos. Uma criança, como um vaso de barro. é um símbolo de fraqueza, vulnerabilidade e fragilidade. Jesus diz que o Reino de Deus pertence a estes. Ele agrada-se em usar em sua obra não apenas as frágeis crianças, como também mães solteiras, pessoas com deficiências físicas ou limitações psicológicas, pessoas com problemas ou necessidades especiais, pessoas feridas, aqueles que lutam com a raiva, o medo, o orgulho e a concupiscência — pessoas como eu e você. Ele derrama seu poder em potes trincados para mostrar de onde provém o poder e a quem é devida a glória.


BANHO NO RIO

O provérbio de que "ninguém se banha duas vezes num mesmo rio" é válido tanto para as águas do rio quanto para aquele que se banha: nem o rio, nem o homem são os mesmos num segundo banho . . .


COMO LIDAR COM PESSOAS QUE VOCÊ NÃO SUPORTA - MAS COM QUEM É OBRIGADO A CONVIVER

Às vezes você tem vontade de mandar acorrentar alguém do seu setor? Tem que aturar gente que só fica enrolando, enrolando e nunca decide nada? Já está cansado de ouvir dos "frentes-frias" de plantão "não vai dar certo" ou "não tenho nada a ver com isso"? A úlcera ataca só de ouvir a voz do "sabe-tudo" da empresa, que parece que vive testando a sua paciência? Pois é. Ninguém está imune a conviver com gente insuportável.

COMPARTILHAR A COMUNHÃO DO ESPÍRITO
 Compartilhar a comunhão no Espírito é ser parte de um corpo, cuja implicação é que quando o indivíduo tem uma dificuldade ou necessidade, todas as partes do corpo a compartilham.



CONCEITO DE LIDERANÇA

A liderança é um termo latino, utilizado desde a Antiguidade pelos Gregos e Latinos. Deriva dos verbos latinos: “AGERE” que significa pôr em movimento, conduzir, e “GERERE”, cuja intenção inicial era levar. Atualmente, o conceito foi alterado e dividido em duas partes: a ação inicial conduzida pelo responsável e o desenvolvimento da mesma, executado pelo grupo que assumiu esta responsabilidade dentro das diretrizes pré estabelecidas de acordo com os objectivos finais do grupo.


CRÍTICAS EXCESSÍVA

Toda crítica excessíva e negativismo são registrados automáticamente em sua memória, expandindo zonas doentias em seu subconsciente – cuide do que você arquiva que estará cuidando da sua emoção.


O QUE É EPISTEMOLOGIA?

O termo significa "estudo da ciência" (do grego episthme = conhecimento, ciência, e logoV = estudo, discurso). É usada em dois sentidos: para indicar o estudo da origem e do valor do conhecimento humano em geral (e neste sentido é sinônimo de gnosiologia ou crítica); ou para significar o estudo as ciências (físicas e humanas), dos princípios sobre o qual se fundam, dos critérios de verificação e de verdade, do valor dos sistemas científicos.
Pode-se dividi-la em dois sentidos básicos:
a) a crítica do conhecimento científico: exame dos princípios, das hipóteses e das conclusões das diferentes ciências, tendo em vista determinar seu alcance e seu valor objetivo.
b) a filosofia da ciência (empirismo, racionalismo, etc), e a história do desenvolvimento científico.


QUANDO PERDEMOS A REFERÊNCIA

A perda de referências coletivas, como a religião, a “raça”, o “povo”, a famflia, ou uma lei confiável obriga o homem a construir referências internas. Surge um espaço para a experiência da subjetividade privatizada:  quem sou eu, como sinto, o que desejo, o que considero justo e adequado? Nessa situação, o homem descobre que é capaz de tomar suas próprias decisões e que é responsável por elas. A conseqüência desses contextos é o desenvolvimento da reflexão moral e do sentido da tragédia.

 
Pr. Marcelo da Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO É NOSSO INCENTIVO.

SE NÃO POSSUI UM BLOG, UMA DAS OPÇÕES É SELECIONAR O PERFIL NOME/URL (A URL PODE SER DO SEU ORKUT OU FACEBOOK POR EXEMPLO).