segunda-feira, 18 de julho de 2011

O que significa a Páscoa?


Tema: O que significa a Páscoa?
Texto: Ex 12. 1-14
Introdução:  A verdadeira Páscoa é uma festa anual que comemora a saída do povo de Israel do Egito. Na noite anterior a sua libertação o anjo da morte iria passar a meia-noite para matar todos os primogénitos egípcios, incluindo os animais, como décima e última praga de Deus sobre o Egipto. Para salvar os filhos de Israel, Deus ordenou que cada família tinha de tomar um cordeiro macho de um ano de idade, sem defeito e sacrificá-lo ao entardecer.

I- Parte do sangue deveria aspergir nas duas ombreiras e na verga da porta de casa.

1- E quando o anjo da morte passasse e visse o sangue na porta passaria por cima daquela casa. Daí a palavra “Páscoa”, do hebreu significa “pular além da marca”, “passar por cima” ou “poupar”. Assim, pelo sangue do cordeiro morto, os judeus foram poupados da morte naquele dia. Deus ordenou o sinal do sangue na porta da csa do Seu povo preparando-o para o advento do Cordeiro de Deus, Jesus Cristo, que séculos mais tarde viria a Se sacrificar para tirar o pecado do mundo. Jo 1.29.

2- Naquela noite específica, os Israelitas deviam estar vestidos e preparados para viajar Ex 12.11. Teriam de assar o Cordeiro e não fervê-lo, e comê-lo com ervas amargas e pão sem fermento Ex 12.1-14. Mas o mundo transformou a festa de liberdade de um povo numa festa pagã, envolvendo coelhos e chocolates.

II- Qual o sentido da Páscoa judaica para os cristãos?

1- Para a Igreja Cristã, a Páscoa reúne importantíssimos simbolismos proféticos para falar do Senhor Jesus Cristo. O novo testamento ensina que as festas judaicas são “sombras das coisas futuras” Cl 2.16-17 ; Hb 10.1, ou seja, apontam a redenção pelo sangue do Senhor Jesus. Senão, vejamos:
O âmago da Páscoa era a graça salvadora de Deus. Ele libertou Seu povo do Egipto, não porque era merecedor, mas porque o amava e porque era fiel a Sua Aliança com seus pais Dt 7.7-10. Por semelhante modo, a salvação que recebemos do Senhor Jesus nos vem através da graça de Deus Ef 2.8-10 ; Tt 3.4-5.

2- O propósito do sangue aplicado na porta era para livrar da morte o primogénito de cada família. Esse facto prenuncia o derramamento do sangue do Senhor Jesus, o Primogénito de Deus, a fim de nos salvar da morte eterna e da ira de Deus contra o pecado Ex 12.13,23,27 ; Hb 9.22. Quer dizer: a salvação dos primogénitos dos homens pelo Primogénito de Deus.

III- O cordeiro pascal era um sacrifício que serviu de substituto do primogénito de cada família.

1- Isto prenuncia a morte do Senhor em substituição a morte dos que O aceitam. Por isso o apóstolo Paulo diz claramente que o Senhor Jesus é o nosso Cordeiro Pascal I Co 5.7.

O cordeiro macho a ser sacrificado tinha de ser perfeito Ex 12.5), e é figura da condição de Jesus sem ser pecado Jo 8.46 ; Hb 4.15.
Alimentar-se do cordeiro identificava os filhos de Israel com o sacrifício do cordeiro, o qual os salvou da morte física. Assim, como no caso da Páscoa, só a morte de alguém sem pecado, ou seja, perfeito, serviria como sacrifício eficaz para a salvação da alma. Ao participarmos da Sua carne na Santa Ceia, o fazemos em memória d’Aquele que não tinha pecado, não tinha culpa I Cor 11.24. Mesmo assim, o Senhor fez cair sobre Ele a iniquidade de nós todos  Is 53.6.

2- A aspersão do sangue nas vergas das portas foi feita na base da fé obediente Ex 12.28 ; Hb 11.28). Essa obediência pela fé resultou então em redenção mediante o sangue Ex 12.7-13. Da mesma forma, a salvação mediante o sangue do Senhor Jesus se obtém somente através da “obediência da fé” Rm 1.5; 16.26.


CONCLUSÃO: Nós também celebramos a Páscoa do seu povo no terceiro domingo de Agosto, logo após a campanha de fé do monte Sinai. Assim, como o povo de Israel foi liberto naquela noite, também o povo de Deus um dia foi livre dos egípcios espirituais, ou seja, dos espíritos destruidores pelo poder do Espírito do Senhor Jesus Cristo.

Pr. Marcelo da Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO É NOSSO INCENTIVO.

SE NÃO POSSUI UM BLOG, UMA DAS OPÇÕES É SELECIONAR O PERFIL NOME/URL (A URL PODE SER DO SEU ORKUT OU FACEBOOK POR EXEMPLO).